Como configurar os atributos personalizados
Os atributos personalizados são informações específicas que são atribuídos aos contatos, como produto/serviço comprado, quantas vezes já compraram, data da 1º compra, entre outros parâmetros que podem ser personalizados.
Os atributos são atualizados manualmente e podem ser no formato: texto, número, link, data, lista ou caixa de seleção.
Adicionar atributo
Passo 1 - Clique em "Configurações" na barra lateral esquerda da plataforma. Depois selecione a opção "Atributos Personalizados" no menu lateral secundário e na sequência clique no botão "Criar atributo personalizado" no canto superior direito conforme imagem abaixo.
Passo 2 - Abrirá uma janela para selecionar a opção para aplicar o atributo à conversa ou ao contato, o nome para exibição, a chave, a descrição e o tipo como formato de atributo.
Os campos mostrados estão descritos abaixo:
Aplicar-se a
Selecione entre as conversas ou contatos para vincular o atributo criado.
Nome para exibição
Insira o nome do atributo que deseja criar para realizar a gestão dos contatos, por exemplo: Produtos/Serviços.
Chave
Identificador anexado ao nome de exibição do atributo personalizado.
Descrição
Escreva uma breve descrição para informar aos agentes o objetivo deste atributo, por exemplo: Identificar os produtos que o cliente já comprou.
Clique em "Criar" para salvar as alterações realizadas.
Oba! Atributo personalizado criado com sucesso!
Editar atributo personalizado
Passo 1 - Na tela "Atributos personalizados", localize o atributo que deseja editar e clique no ícone do lápis para acessar a página de edição.
Passo 2 - Edite o nome de exibição do atributo personalizado, a descrição e caso tenha optado pelo tipo de "Lista", é possível incluir ou excluir os valores.
Nota: Não é possível alterar o tipo do atributo personalizado, é necessário criar um novo atributo.
Clique em "Atualizar" para salvar as alterações realizadas.
Oba! Atributo personalizado editado com sucesso!
Excluir atributo personalizado
Passo 1 - Na tela "Atributos personalizados", localize o atributo que deseja excluir e clique no ícone do "x" em vermelho para excluir.
Passo 2 - Abrirá uma janela para cancelar ou excluir definitivamente o atributo. Escreva o nome do atributo definido, no espaço indicado para validar a opção de "Excluir".
Clique em "Excluir" para salvar as alterações realizadas.
Oba! Atributo personalizado excluído com sucesso!
Insira o atributo personalizado no contato
Depois de criado o atributo, poderá ser adicionado o mesmo ao contato por meio da barra lateral de conversa/contato.
Passo 1 - Com o painel de conversas aberto, localize na barra lateral direita onde fica localizado os detalhes do contato, a opção "Atributos do contato". Após clique em "+ Adicionar atributos" e selecione o atributo criado.
Passo 2 - Selecione a opção definida na lista durante a criação do atributo personalizado. Neste exemplo foi considerado o modelo de lista de opções, porém caso tenha optado pelo formato de data, constará o campo para preenchimento no formato de dia, mês e ano.
Passo 3 - Após preenchido o campo em branco ou selecionado a opção da lista, já constará nos detalhes deste contato.
Nota: É possível realizar uma pesquisa personalizada de todos os contatos que possuem um determinado atributo na página de contatos.
Oba! Atributo adicionado com sucesso!